¡BIENVENIDOS A RUNNICS!

Generic selectors
Coincidencias exactas
Busqueda en Titulo
Busqueda en contenido
Busqueda en Entradas
Busqueda en Paginas

10 conselhos para fracassar miseravelemente na tua primeira maratona

Artigos sobre como correr os 42.195 metros pela primeira vez, há muitos. Por esso, vamos fazer-lo ao contrario (com um toque de humor). Já  te ensinamos cómo começar a correr. Hoje vamos dar-te…

10 conselhos para que fracasses na tua primeira maratona

… se é esso que pretendes, claro.
1.- A última semana é a mais importante
A semana chave da preparação é a última. É a que tens que fazer mais kilómetros, fazer algum que outro fartlek…
Não há nada melhor como fazer umas boas series na véspera da tua primeira maratona. De preferência, com má disposição. Esso vai fazer que na manhã seguinte estés super forte e em plena forma.
2.- Corre de frente para atrás
Uma maratona faz-se sempre de frente para atrás. Corre a primeira parte da maratona como se não houvesse uma segunda, tentando fazer marca pessoal. As tuas pernas e o teu corpo vão agradecer-te apartir dos 30 km.
3.- Não te concentres num ritmo como objetivo
Tú sai a ver que passa. Se fazes um kilómetro rápido, não te preocupes, assim ficas com bom ritmo nas pernas. Fizeste 50 segundos mais lento que no anterior?  Seguramente, estará mal medido o percurso. E se não, a culpa é do último modelo do pulsómetro-GPS que acabaste de comprar.10 conselhos para que fracasses na tua primeira maratona
4.- Não tomes o pequeno-almoço no día da prova
Durante a prova não gastarás muita energía daquela que gastarías a tomar conta dos teus sobrinhos na feira popular, assím que não é necesario.
Se quando acordares tens fome, toma o pequeno-almoço com alimentos que nunca tenhas provado antes a essas horas, o melhor são uns cereais novos, uma feijoada, uns docinhos. Sê original.
5.- Chega á linha de partida 10 minutos antes de que começe a prova
Nas maratonas costuma estar tudo muito bem planificado, assím que encontrar estacionamento é muito fácil, a bicha para deixar a roupa termina rápido e, se tens uma emergência de última hora, há casas de banho móveis de sobra para entrar diretamente sem ter que esperar muito.
Chegando 10 minutos antes do tiro de partida, é suficiente.
Não é necessário que aqueças nem que estires. Para qué fazer aquecimento se logo tens  42 quilómetros e pico para correr? Os que dão voltas antes da prova, fazem para dar nas vistas.
6.- Leva todo tipo de geles e barras energéticas
Quantas mais melhor. Come uma ou duas em cada kilómetro, para não enfraquecer.
Mas não bebas agua ou bebida isotónica durante o percurso. A hidratação está subestimada. Sim, por essa razão , se tens que beber, faz-lo de uma só vez, com goles grandes.

10 conselhos para que fracasses na tua primeira maratona
Processed with VSCOcam with p5 preset

7.- Estreia ténis e equipamento
Uns ténis não podem estreiar-se no treino, esso é para os fatelas. Há que estrear-los no día da competição, para que todos vejam o último modelo e o bem que te ficam.
O importante é o desenho que têm, tudo o resto é secundario. Compra-os justinhos. Se vês que não te servem, corta as unhas na véspera.
8.- Não faças exercicios de fortalecimento
Fortalecer o corpo não é tão importante para uma maratona. O importante é correr, se fôr possível todos os días. Há que treinar forte , ainda que não esteja acustumado a grandes volumes de treino.
Os agachamentos , flexões, dominadas e outros exercicios de ginásio são para os culturistas.
9.- Fica nervoso no día antes
Vê um filme na noite anterior. O Senhor dos Aneis, Titanic… que dure mais de 3 horas para ir á cama de madrugada.
Se não gostas de ir ao cinema, sai á noite a tomar uns copos pela cidade e fica até que feche a discoteca. Contempla a possibilidade de ir sem dormir para a prova, o descanso não é tão importante.
10.- Faz o que seja por acabar
Se vês que não vais chegar á meta, atalha uns kilómetros.  Seguramente ninguém daría conta e o importante é chegar e que te dêem uma medalha para poder mostrar-la  no trabalho.
Se vês que recortar  kilómetros vai ser muito descarado, recorta nas rotundas, nos giros de 90º e em outras partes do percurso. Mesmo que não pareça, pouco a pouco estás a tirar  uns bons metros, que sumados, fazes um pouco menos e se agradece ao final da prova.
 
Nota: Se fores  dos que querem acabar a sua primeira maratona, faz o contrario daquilo que te acabo de escrever.

Dejar un comentario

2 comentarios en “10 conselhos para fracassar miseravelemente na tua primeira maratona”

Generic selectors
Coincidencias exactas
Busqueda en Titulo
Busqueda en contenido
Busqueda en Entradas
Busqueda en Paginas