¡BIENVENIDOS A RUNNICS!

Generic selectors
Coincidencias exactas
Busqueda en Titulo
Busqueda en contenido
Busqueda en Entradas
Busqueda en Paginas

7 maratonas recomendadas + 7 conselhos + 7 sapatilhas para corrê-las e desfrutá-las ao máximo

Praticamente todos os que corremos ponderamos em algum momento o objectivo de correr uma maratona ou, se já alcançamos esse objectivo, é seguro que estamos pensando continuamente em qual vai ser a próxima maratona que vamos correr.
Neste artigo recopilamos sete que, por uma razão ou outra, achamos que merecem um lugar nesta lista de candidatas, e complementamos com umas sugestões de “sapatilhas de maratona” e umas dicas para ter em conta para desfrutar desses 42K.
Desta maneira, vocês vão ter sete maratonas, sete sapatilhas e sete conselhos, esperamos que possam desfrutá-las e achá-las úteis.

Maratona de Berlim


Falar da Maratona de Berlim é falar de recordes mundiais porque é onde bateu-se nas últimas seis edições até chegar aos 2:02’57’’ que estabeleceu o queniano Dennis Kimetto em 2014.
É uma das maratonas mais escolhidas por aqueles que querem tentar bater a marca pessoal porque o terreno é muito plano, há muitíssimas pessoas porque permite ir em grupo e correr resguardado. Realiza-se em Setembro, pelo que pode-se ir depois de ter treinado todo o verão.
Além disso, não só é atractivo para os que queiram tentar fazer um bom tempo, mas também para os que querem desfrutar correndo por uma cidade muito bonita e com muito contraste; irás vendo durante os 42 quilómetros do percurso, que finalizam em pleno Portão de Brandeburgo.
Web oficial da Maratona de Berlim: http://www.bmw-berlin-marathon.com
Sapatilhas de maratona sugeridas Adidas Adizero Adios Boost 3
A maratona de Berlim é território Adidas em nível de patrocínio e, para somar à febre dos recordes, não há eleição melhor que as sapatilhas que dominam a maior parte do pelotão que lidera a corrida e que cruza primeiro a linha de chegada, com recorde inclusive: as Adidas Adizero Adios Boost 3.
São umas sapatilhas voadoras muito versáteis, ideais para os que pensam em marcas realmente rápidas, são uma das opções mais utilizadas pelos que baixam de 2:40’. Adicionalmente, sua sola Continental é um seguro para não ter que se preocupar por escorregamentos, ainda que corramos tão rápido.
Conselho de maratona:
Ainda que sejas um corredor de maratona ou corredor de longa distancia, treina ritmos rápidos. Não precisa realizar só séries curtas, ou fazer mil vezes o típico treino de “dez mil”, mas não descuides tua velocidade porque, se és capaz de correr rápido, ganharás em eficácia e eficiência, e isso também permite melhorar os ritmos médios ou lentos em terrenos planos como o da Maratona de Berlim. Viste como parece que os elite correm sem esforço ainda que estejam mortos? Então aprende deles e tenta ter a capacidade de correr como se corresses rápido, com o mesmo técnico, mas em ritmos mais lentos. Irás ver que tua marca melhora muito em maratona.

Maratona de Boston


Se diz que a Maratona de Boston é a mais antiga e, se as hemerotecas não falham, estaríamos falando de uma maratona que em 16 de Abril de 2018 irá completar 121 anos. Esta edição será a quinta depois dos terríveis atentados com mochilas na linha de chegada que em 2013 comoveram ao mundo e que causaram, gostemos ou não, um ponto extra de stresse para determinadas provas nas que os níveis de controle de material se intensificam.
Mas isso jamais poderá turvar a grande fama desta maratona, que tem a particularidade de que realiza-se numa segunda-feira, concretamente, a terceira de Abril. Ainda que as marcas conseguidas nela não sejam homologáveis (pela distância que tem entre a largada e a chegada, e porque a linha de chegada está 104 metros mais baixa que a largada) e o circuito seja relativamente complicado, é uma das maratonas mais desejadas e dizem que é uma das que tem que correr pelo menos uma vez na vida. De facto, para poder participar é preciso demonstrar uma marca prévia.
Web oficial da Maratona de Boston: http://www.baa.org/
Sapatilhas de maratona sugeridasAdidas Supernova ST
A Maratona de Boston é patrocinada pela Adidas, mas nesta recomendação vamos a ser mais prudentes e vamos sugerir umas sapatilhas de treino e, ainda mais, com um pouco de suporte que seguramente agradecerão muitos quando estiverem no último terço da maratona: Adidas Supernova ST.
Rodadoras incansáveis, muitíssimo amortecimento, ajuste agradável, upper molinho, sola Continental para garantir um bom ajuste… São umas sapatilhas ideais para ritmos médios, tranquilos, desfrutando da corrida, tanto em maratona como nos centos de quilómetros que corremos preparando-as.
Conselho de maratona:
Utiliza o cronómetro ou os dispositivos GPS para trabalhar com ritmos, mas não precisa ficar obcecado com eles; desfruta, adapta os tempos a teu estado de forma e jamais desanimes se não consegues os tempos ou se te estabilizas e é complicado melhorar, tudo chegará. O mesmo acontece na hora de analisar os tempos em uma competição porque pode acontecer como na Maratona de Boston, que não são homologáveis, assim que, que diferença faz o tempo que faças? Se estás satisfeito com o que fizeste, esquece o crono porque a experiência é o que permanece, o que deve enriquecer-te.

Maratona de Chicago


A Maratona de Chicago é outras das rápidas, com um percurso muito plano na que cada ano (desde 1905) congrega-se ao redor de 50.000 corredores para tentar bater sua melhor marca pessoal ou simplesmente para desfrutar do Lago Michigan, protagonista em grande medida desta maratona.
Celebra-se nos primeiros dias de Outubro, assim que temos que ter cuidado com o clima porque pode fazer frio e ventar muito. Ainda que, poder desfrutar das ruas da “cidade dos gângsteres”, sabendo que está reservada para ti e sem carros, vale a pena o sacrifício e risco de ter que levar manguitos ou gola.
Web oficial da Maratona de Chicago: https://www.chicagomarathon.com/
Sapatilhas de maratona sugeridasNike Pegasus 34
Em Chicago manda Nike a nível de material assim que, se vamos escolher, está claro que as candidatas são as decanas do running, as sapatilhas que têm mais edições sobre suas costas agora mesmo: Nike Pegasus 34.
Sapatilhas de treino neutras com capacidade para rodar rápido se for preciso, disponíveis em muitas cores, equilibradas, amortecidas e com resposta, têm tudo! Além disso, a preços razoáveis, com razão são umas das mais vendidas ano após ano.
Conselho de maratona:
Cuida do treino invisível, sobretudo o descanso e a nutrição. Treinar é o principal, sem dúvida, e sem isto não vás a melhorar, mas, por mais que treines, se não deixas que o corpo se recupere e descanse terminarás exausto e terás uma parada forçosa em forma de lesão ou de sobre-treino.

Maratona de Londres


A Maratona de Londres está considerada por muitos como a melhor maratona europeia e há quem diga que se não fosse por Nova York, seria a melhor do mundo. Sua fama e atractivo superam todo o imaginável com uma organização excepcional. Milhares de participantes desfrutam da cidade britânica em pleno Abril, de infinidade de causas beneficentes que permitem ganhar uma vaga sem ter que depender da sorte no sorteio. Outra das que merece a pena correr alguma vez na vida.
Se quiseres tentar bater tua marca e não te importas em fazer a comparação nos primeiros meses do ano, com o fresquinho é ideal. Se não, só pelo fato de correr por algumas das zonas mais turísticas de Londres e desfrutar do ambiente de maratona já vale a pena.
Na Maratona de Londres bateu-se o recorde de maratona feminino nas três últimas ocasiões, a terceira ocorreu em 2017, a cargo de Mary Jepkosgei Keitany que com 2:17’01’’ baixou o mítico recorde de Paula Radcliff que tinha nada menos que 12 anos.
Web oficial da Maratona de Londres: https://www.virginmoneylondonmarathon.com/
Sapatilhas de maratona sugeridasNew Balance Fresh Foam Zante v4
New Balance é a encarregada das duas maratonas principais do mundo. Se em Nova York optamos por umas rodadoras como as New Balance 1080 v8, aqui em Londres vamos calçar algo com mais força, umas New Balance Fresh Foam Zante v4.
Tendo como base as exitosas New Balance Fresh Foam Zante v3 fizeram pequenas grandes mudanças em todas as partes, embora a mais significativa está no upper, com o HypoSkin que as faz ainda mais confortáveis, com melhor ajuste. São quase perfeitas entre todas as sapatilhas de running.
Conselho de maratona:
Escolhe bem teu material para correr, mas não só as sapatilhas, senão tudo o resto: meias, partes superiores e inferiores, complementos, etc. As sapatilhas são as mais importantes e vale a pena dedicar tempo a analisar a melhor opção e experimentá-las bem nos treinos, não poupar na hora de comprá-las.
Tem sempre dois modelos: o modelo para treinar e o modelo de competir, ainda que sejam iguais. Mas não descuides o resto do vestuário: umas boas meias são vitais. Selecciona bem a parte superior e inferior da tua roupa de competição para que seja adequada para as condições climatológicas que vás ter, valora a opção de manguitos, protecção para gémeos, golas, etc. Em provas como a Maratona de Londres onde pode fazer frio, dispor de uma boa roupa que abrigue e respire pode representar a diferencia entre viver um inferno ou desfrutar como uma criança.

Maratona de Los Angeles


A Maratona de Los Angeles não é uma das habituais nas listas das melhores ou mais conhecidas maratonas do mundo, basicamente porque não tem muitos anos. A primeira edição foi no ano 1986, após da celebração dos Jogos Olímpicos. Essa juventude a beneficia, porque conserva-se a vontade de seguir melhorando e encantando aos participantes, como demonstra ano após ano. Além disso, ainda não tem uma participação excessivamente grande: ao redor de 25.000 participantes.
A largada é no Dodger Stadium e a chegada é em Santa Mónica, pode-se desfrutar pelo caminho dos “cenários” de infinidade de filmes e séries que muitos temos visto na televisão. Celebra-se em 18 de Março, assim que é ideal para aproveitar as “férias do Dia do Pai”.
Web oficial da Maratona de Los Angeles: http://www.lamarathon.com/
Sapatilhas de maratona sugeridasSkechers GOrun Ride 7 o Skechers GOrun Ride 6
Skechers fez há pouco tempo o patrocínio técnico, assim que vamos optar por umas que vão dar o que falar esse ano, as Skechers GOrun Ride 7, que evoluíram e agora vão ser de novo molinhas, confortáveis, rodadoras, com a vantagem de que são muito ligeiras.
Como ainda não estão colocadas à venda, de momento podeis ver as suas antecessoras, as Skechers GOrun Ride 6.
Conselho de maratona:
Presta atenção à tua hidratação, antes, durante e depois dos treinos e competições. Nem tanto, nem tão pouco, tudo na sua justa medida, mas nunca descuides da tua hidratação: imprescindível água, necessárias as sais minerais e interessantes as bebidas energéticas. Pratica uma e mil vezes em teus treinos e põe em prática o dia D, na maratona não deverias fazer experimentos. Cuidado sobretudo em lugares com praia onde a humidade pode ser muito alta e afectar como suamos ou a quantidade de líquido que requeremos.

Maratona de Nova York


A Maratona de Nova York é “A Maratona”, a que todos desejam correr e, na verdade, não conheço ninguém que não voltou impressionado depois de ter participado nela. De fato, muitos dizem que o importante não é corrê-la, nem o tempo, senão simplesmente desfrutá-la, se deleitar com o espectáculo que há nos dias prévios e durante a própria corrida.
Corre-se em Novembro, mas deves pensar se queres corrê-la no início do ano porque é preciso se inscrever na sua (as vezes polémica) lotaria, e desejar ter sorte. Tem cuidado com as temperaturas porque em Novembro pode fazer um frio incrível. Não é preciso dizer que se vas corrê-la, planeja bem o turismo porque vale a pena desfrutar a Grande Maçã.
Web oficial da Maratona de Nova York: http://www.tcsnycmarathon.org/
Sapatilhas de maratona sugeridasNew Balance 1080 v8
Dado que o percurso da Maratona de Nova York é complicado, vamos sugerir as New Balance 1080 v8, uma das sapatilhas de treino mais versáteis de New Balance e se não gostam destas sapatilhas, estejam atentos às edições especiais que lancem porque, ao ser partners oficiais, esmeram-se muito em lançar modelos com desenhos espectaculares, como o das últimas New Balance 860 v8 (Edição Especial NYC Maratona), uma das sapatilhas mais vendidas no país norte-americano.
Conselho de maratona:
Treina a força, tanto no ginásio como fora dele, e não só a força das pernas, senão a de todo o corpo. Irás agradecer quando corras, tanto em provas curtas e explosivas como em médias e longas distancias, sobretudo se os percursos são complicados como o da Maratona de Nova York. 

Maratona de Paris


A Maratona de Paris não é uma das seis melhores, mas não precisa ser porque tem tanta ou mais fama e atractivo que qualquer uma delas. De fato, autoproclama-se como “a maratona pela cidade mais bela do mundo” e conhecendo seu percurso, se não for, está perto de sê-lo porque é linda.
Em primavera (inícios de Abril), com temperatura geralmente benevolente (ainda que alguma vez pode chover) a chamada de “cidade da luz”, Campos Elísios, Notre-Dame, Museu do Louvre, Praça da Concórdia, ver a Torre Eiffel… Rodeado de mais de 57.000 corredores, com uma organização perfeita que em nenhum momento faz sentir o grande número de participantes. Cidade cosmopolita por natureza. Vale a pena vivê-la, sem dúvida. Além disso, não é preciso passar lotaria nem nada disso, senão que permitem inscrições directas a todos.
Web oficial da Maratona de Paris: http://www.schneiderelectricparismarathon.com/
Sapatilhas de maratona sugeridasAsics Dynaflyte 2
Asics tem muita importância na Maratona de Paris e ainda que duvidamos se sugerimos as que utilizaram o ano passado como modelo insígnia (Asics Noosa FF) vamos escolher as Asics Dynaflyte 2, sapatilhas mistas e neutras que estão agradando muitíssimo, como já fizeram suas predecessoras.
Conselho de maratona:
Trabalha muito o ritmo que terás o dia da corrida e analisa bem se levarás ritmo contínuo, em positivo ou em negativo, e respeita a estratégia que tenhas comprovado que funciona, sem exceder-te no começo, porque se te excedes poderás pagar caro no final. Se não, tenta sair mais rápido do normal em uma maratona como a de Paris e verás que podes passar malbem nos últimos 8-10 quilómetros, quando estás no parque que, embora é bonito, pode acabar com as poucas forças que te restam.

Dejar un comentario

Generic selectors
Coincidencias exactas
Busqueda en Titulo
Busqueda en contenido
Busqueda en Entradas
Busqueda en Paginas