Por mais estranho que possa parecer, ainda hoje encontramos desportistas que não terminam de ver a utilidade e importância de utilizar um pulsómetro nos seus treinos, competições e inclusive na vida diária. É claro que não é um acessório imprescindível e que pode-se viver e treinar perfeitamente sem ele, mas é uma peça que todos deveríamos incluir ou tratar de incluir no nosso kit de ferramentas, sejamos desportistas profissionais ou amadores que praticam desporto de maneira ocasional.
Seguidamente, indicamos sete razões que nos permitem dar suporte a esta afirmação tão contundente e adicionamos também no final uma listagem de sugestões com alguns dos pulsómetros que consideramos mais interessantes actualmente.
Ainda que utilizemos a palavra “pulsómetro”, na realidade estamos falando continuamente dos actuais dispositivos electrónicos desportivos que incluem, além do pulsómetro e as funcionalidades básicas de um relógio –cronometro standard, capacidades para o posicionamento (GPS, GLONASS…)– para realizar medições ou estimações de infinidade de parâmetros sobre o movimento, actividade diária… Inclusive são capacidades de comunicar-se com telefones móveis, actuar como reprodutores de música, etc.
É quase como levar um computador no pulso e, ao ritmo que evoluem, já é possível ter, por uns preços bastante controlados, pulsómetros que realizam muitas funções e muito bem, ao nível do que há apenas uns anos atrás teria parecido praticamente uma coisa do futuro.
Não vamos entrar em valorações sobre se é melhor com faixa pectoral ou sensor de pulso integrado, se é melhor activar ou desactivar uma ou outra tecnologia de posicionamento, mas simplesmente vamos dar sete conselhos que pensamos que podem ajudar na hora de tomar a decisão de adquirir (e utilizar) um pulsómetro nos vossos treinos.
Se sois dos que ainda não tendes um no vosso pulso, este artigo pode ser interessante e, se já tendes um, também porque possivelmente ireis descobrir novas utilidades nesses pequenos (ou não tão pequenos) que nos acompanham nos treinos.
1.- Dá muita informação
Longe fica a época na que estava na moda ter um relógio com cronómetro no pulso e também há muito tempo dos primeiros pulsómetros, que nos anos noventa alguns começamos a utilizar e que agora estão obsoletos em comparação com os mais básicos actuais.
Na actualidade, inclusive os pulsómetros de gamas médias são completíssimos e oferecem não só o dado do pulso, mas também permitem conhecer, com muita precisão, datos instantâneos e médios de ritmo, velocidade, metros ascensos ou descensos, altura, cadencia, consumo calórico, temperatura, oscilação vertical, etc.
Além do mais, essa informação não é dada só durante as sessões de treino ou competições, mas também durante todo o dia contando os passos dados, se ficas muito tempo parado, em outras palavras, continuamente monitoriza o pulso.
Não por ter mais informação vai ser melhor, porque o primeiro é saber interpretar essa informação. O segundo é que essa medida real ou estimada seja fiável, consistente, constante, com erro limitado, etc. Não é preciso pensar no pulsómetro que dê um milhar de dados, mas no que entregue os dados necessários para que possamos processar a informação.
2.- Geralmente é informação (bastante) objectiva e não mente
Não existem as medidas perfeitas, nem nos pulsómetros nem em nada da vida. Todas as medidas, por precisas que forem, têm uma pequena margem de erro. A clave é procurar o compromisso entre a capacidade para medir, a precisão que pode alcançar e a utilidade que possa ter o procurar uma maior ou menor precisão.
Os pulsómetros actuais alcançam precisões muito boas na maioria das medidas que realizam, pelo menos nas principais. Porém, como é lógico, não podem comparar-se com, por exemplo, o equipamento médico na hora de indicar o pulso. Mas, realmente é crítico saber se o pulso indicado é 100% exacto ou se está duas ou três pulsações por acima ou abaixo?
Podemos assegurar que é indiferente e há tantíssimas variáveis que podem afectar ao pulso que, ainda tendo uma medição totalmente exacta, continuaremos tendo incerteza na hora de utilizá-lo porque, com quê estamos comparando: com limites que determinamos meses atrás? Temos pensado em que tal vez esse dia estejamos mais cansados e pouco importa tentar correr com o mesmo pulso que no dia que estamos mais descansados?
Da mesma maneira podemos pensar das outras medidas como o GPS porque, realmente é relevante saber se estamos correndo a 3’59’/km ou a 4’01’’/km, se indica que temos corrido cinquenta metros mais ou menos na nossa média maratona?
Além disso, inclusive com medições totalmente exactas, temos que chegar a um compromisso com a tecnologia e se, por exemplo, queremos que o pulsómetro indique o pulso ou ritmo instantâneo de verdade, os números movem-se tanto e tão rápido que ficaremos loucos vendo como acontece nas acelerações.
Portanto, dentro dos limites e com dispositivos medianamente decentes, a informação que recebemos será, na maioria dos casos fiável, objectiva e, sobretudo, não irá mentir. Sim, ainda que estejas bufando e agonizante, não irá hesitar em dizer na tua cara o ritmo, ou tal vez alguma coisa como, “estás correndo tão lento que tens caracóis subindo pelas pernas”.
3.- Ajuda-te a conhecer-te melhor
Sou acérrimo defensor da frase “treina com pulsómetros para competir com ele”, ou seja, presta atenção no que te indicam os dispositivos utilizados e às sensações que tens em cada momento para que cada vez possas conhecer-te melhor e dependas menos deles.
As medições mais exactas são as do próprio corpo, mas também podem-se ver condicionadas pela parte subjectiva, assim que o ideal é conseguir juntar o melhor do objectivo e o subjectivo. Tendo como base o que indica um pulsómetro, adaptar cada instante concreto em função das nossas sensações.
Calor, descanso, nervos, hidratação… Tudo isto pode fazer que, ainda que estejamos na gama de pulsações estejamos fora dos nossos limites podemos ir com pulso baixo, mas porque estamos esgotados.
Aprende a conhecer-te melhor e treinarás e competirás melhor e, é mais, cada vez aproveitarás melhor a tecnologia.
4.- Serve de autocontrole e de motivação
É igual de ruim ser um “cavalo louco” como um “preguiçoso completo”, e nos dois casos o pulsómetro pode servir para, no primeiro caso controlar-nos e, no segundo, animar-nos.
Para os que estamos inclinados a deixar-nos levar pela emoção e os desafios, um aviso para não exagerar nos ritmos e nas pulsações é conveniente, assim podemos saber que não devemos ultrapassar nossos limites.
Para os que não estão acostumados a ir ao limite, o fato de saber que têm que cumprir o treino registado no pulsómetro pode ser praticamente como ter um treinador no lado e graças a isto cumprem com o planificado.
5.- Podem servir de guia: não só durante o treino mas na rota escolhida
Em um pulsómetro podes definir treinos com os que podes ser guiado, como se fosse um treinador: quanto tens de aquecimento, quantos blocos de séries e com quanto descanso, se é o momento de mudar o ritmo… Mas também pode servir para ter a rota registada e ver por onde temos que ir ou se estamos arredando.
Para as pessoas que correm no asfalto, isto último pode parece desnecessário, mas asseguramos que no trail running pode salvar-nos de estar perdidos mais de uma vez.
É mais, seja para quem for, no caso das competições, poderás saber quanto falta para a meta, como é o perfil do que já está percorrido e o que falta, pode ser de muita utilidade.
6.- Regista automaticamente o que fazes
Acabou-se ter que lembrar quanto realizaste em cada série, como estavas sentido. Também não é necessário que ao chegar em casa anotes correndo no caderno, que somes para ver o volume semanal ou mensal. Tudo isto o faz o pulsómetro por ti!
Realmente, algum dos aplicativos nos que podem carregar-se os dados registados e que oferecem infinidade de gráficas, tabelas, sugestões e conselhos.
É impressionante como evoluíram este tipo de plataformas e o acompanhamento que pode-se realizar com elas. Simplesmente sincronizando teu pulsómetro. O salto qualitativo que deram os treinos desde que pode-se utilizar este tipo de controle é muito grande.
7.- Melhora da técnica
Este último conselho adicionamos como forma de “uso avançado”, e para que vejais que o tema dos pulsómetros pode ser muito mais do que possa parecer no começo e que podem servir para muito mais que medir o pulso.
Recentemente, os relógios desportivos incorporam sensores que permitem medir o movimento mediante osciloscópios, barómetros, etc. Graças a isto, podem fornecer informação de comprimento de passada, oscilação vertical, número de passos por minuto, parâmetros básicos na hora de analisar a técnica de corrida.
Claramente, não é tão exacto como se entras em um laboratório para realizar uma prova que mede o consumo de gases, ou correr em uma esteira ergométrica com plataforma de pressões e, além disso, podemos assegurar que alguns dos pulsómetros actuais já são capazes de realizar medições de alguns dos parâmetros da técnica de corrida com muita exactidão.
Os melhores pulsómetros do momento
Esperamos, depois destes sete pontos, ter convencido que é boa ideia ter um pulsómetro. Para terminar de dar o passo e conseguir um, ou para adquirir um novo no caso de que preciseis, indicamos seguidamente os que, a nosso ver, valem mais a pena neste momento em função do vosso perfil de uso.
Pulsómetros com melhor relação qualidade/preço
Para a maioria de nós, penso que é mais que suficiente com um pulsómetro de gama média, pois oferecem possibilidades que faz apenas uns anos não tinham nem os de gamas altas, e com uns preços bastante controlados. Dentro deste grupo, há três firmes contendentes e, em função de como irão ser utilizados, funcionará melhor um ou outro.
Se sois dos que correm muito na montanha, possivelmente colocaria em primeiro lugar o Suunto Spartan Trainer Wrist HR, um dos mais equilibrados dentro da família Spartan de Suunto. Pequeno, ligeiro, prático, preço controlado e prestações de uma gama média-alta.
Se ides muito ao ginásio, valorais a pessoalização das funções e treinos, compartir treinos e dais muita importância à exactidão do pulso, o Polar M430 é vosso pulsómetro.
E se gostais de Garmin e quereis poder fazer quase tudo desde o relógio, além de ter também um pulsómetro que realiza todas as funções bastante bem, o Garmin Forerunner 235 não decepcionará.
Agrego como quarto o TomTom Adventurer, apesar de que TomTom deixou de fabricar dispositivos desportivos, pode ser o momento de ter um relógio com a capacidade de medir muitas coisas e muito bem por um preço muito baixo. Se também gostais da facilidade no uso, é vosso relógio, sem dúvida.
Pulsómetros para Geeks dos dados
Se sois uns obcecados dos dados, utilizais mil dispositivos, analisais até o último detalhe, então tender que conseguir um Garmin Forerunnerin 935 ou, se quereis uma coisa com um pouco mais de desenho, um Garmin Fenix 5, em alguma das suas versões.
Pulsómetros para os que fazem muito trail running
Ainda que tenha passado por momentos complicados e tenha custado se recuperar, o Suunto Spartan Ultra e o Suunto Spartan Sport Wrist HR Baro são duas opções para ter em conta porque a precisão que têm e sua pantalha os faz maravilhosos, boníssimos companheiros de aventuras.
Pulsómetros para iniciar-se
Se estais começando ou se simplesmente quereis que o pulsómetro seja companheiro e seja de ajuda sem gastar dinheiro de mais, experimentai com um Polar M2000, que funciona muito bem em quase tudo (menos em GPS). Ou, ainda mais, um TomTom Runner 3, uma das melhores compras que podeis realizar.
Hello, i read your blog from time to time and i own a similar one and
i was just curious if you get a lot of spam remarks? If so how do you protect against
it, any plugin or anything you can recommend? I get so much lately it’s driving me mad so any help is
very much appreciated.
This is my first time visit at here and i am really pleassant to read everthing at
one place.
I am truly thankful to the owner of this web page who has shared this wonderful piece of writing at here.
Undeniably imagine that that you said. Your favourite justification appeared to
be at the net the simplest factor to be mindful of.
I say to you, I certainly get annoyed at the same time as folks think about issues that they plainly do not understand about.
You controlled to hit the nail upon the top and outlined out the entire thing with no need side effect
, people can take a signal. Will likely be back to get more.
Thanks
Howdy would you mind stating which blog platform you’re using?
I’m going to start my own blog in the near future but I’m having a tough time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
The reason I ask is because your design seems different
then most blogs and I’m looking for something completely
unique. P.S Sorry for getting off-topic but I had to ask!
I am truly glad to glance at this blog posts which carries lots of useful facts, thanks for providing these information.
Heya! I’m at work surfing around your blog from my
new iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look
forward to all your posts! Keep up the fantastic work!
This paragraph is truly a pleasant one it helps new web visitors, who are wishing for blogging.
Can you tell us more about this? I’d care to find out some additional information.
Hey there just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren’t
loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue.
I’ve tried it in two different browsers and both show the same outcome.
Hey very nice blog!
What’s up mates, how is everything, and what you desire to say about this post, in my view its genuinely awesome designed for me.
With havin so much content and articles do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?
My blog has a lot of unique content I’ve either authored myself
or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my agreement.
Do you know any ways to help stop content from being stolen? I’d certainly appreciate it.
Hi, I do think this is an excellent website. I stumbledupon it 😉 I’m going to
come back yet again since I book marked it. Money and freedom is the best way to change, may
you be rich and continue to guide other people.
Ehzpph nqhnbr generic cialis walmart pharmacy
I’m not positive wherte you’re getying yoᥙr info, Ьut good topic.
І needs to send a while sudying more or figuring oout moгe.
Thank you for fantastic іnformation I waas on thhe lookout for
tһis infoгmation forr my mission.
Ꮋere is myy webpagee – Start Dropshipping
Hcryne ksdvxv Get viagra best online pharmacy
Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News. Do you have any tips on how
to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
Appreciate it
I pay a visit day-to-day a few sites and websites to
read articles, however this website presents
quality based posts.
You really make it appear so easy together with your presentation however
I in finding this matter to be really one thing that I believe I might never understand.
It seems too complex and extremely large for me.
I am taking a look ahead for your subsequent post, I will try to get the dangle of it!
Hlgutk qgwhgt generic viagra online Buy brand viagra
Amazing! This blog looks just like my old one!
It’s on a completely different topic but it has pretty much the same
page layout and design. Excellent choice of colors!
Ahmqnt pyaijy Buy viagra Generic viagra cheap
Czkgah zgraij Brand name viagra Viagra best buy
Erziyg xddxek canadian pharmacy online canada pharmacy
Check out my webpage; best books
Hasrnc jzwywt canada online pharmacy rx pharmacy
Cepnzk tuodhp canadian pharmacy review rx pharmacy
Ozgsvd qexagy Buy viagra Generic viagra us
Mbiply najvfk over the counter cialis ed medication
Rcbdlo bfvbwg otc cialis ed drugs
Pakdxx kruysz erectile dysfunction pills ed medication
Hxahwm ceuqsx best erection pills buy erection pills
Hdwglz dvrtzw male ed pills erectile dysfunction medications
I’ve been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like
yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion,
if all webmasters and bloggers made good content as you did, the internet will
be much more useful than ever before.
Yjltfb nytntj cheap erectile dysfunction pills online erectile dysfunction drugs
Glxrci bzumlh sildenafil generic