As melhores corridas de natal em Portugal

O Natal chega e com ele, as luzes, os presentes,o Pai Natal, os descontos. Embora seja repetido todos os anos, cada ano tem a sua magia e charme, para os amantes do atletismo, corridas de natal e San Silvestres.

Assim que entramos em Portugal, percebemos o amor pelo desporto entre as pessoas e sobretudo ao atletismo, o meu desporto da alma. É por isso que não é de estranhar que Lisboa foi eleita Capital Europeia do Desporto 2021, o que implica uma melhoria das instalações desportivas, clubes e Câmaras Municipais, para que todos os que venham, não desejem sair.

As corridas de Natal que não podes perder em Portugal

Em primeiro lugar começamos com uma corrida clássica que eu amo, e tem 60 anos de tradição, e que muitas vezes participei e em algumas ganhei:  «Grande Prémio do Natal». Geralmente, costuma ser nos primeiros dias de dezembro, este ano foi no día 10 de dezembro. Saida do «Benfica» e a meta na «Praça dos Restauradores» (10 km de história).
Ganhamos força e um pouco de resistência e vamos ás San Silvestres, para terminar o ano em forma e com a alegria de ter partilhado um hobby com amigos e colegas, observando os atletas da elite como correm super rápido,a sua tenacidade por vencer que parecem autênticos «carros de corrida «e estamos ansiosos para vê-los ao vivo e em direto. Também nos atrevemos a pedir autógrafos e se nos dá  tempo até pedimos algum que outro conselho.

1. San Silvestre da Madeira. 
Uma das mais conhecidas é a San Silvestre da Madeira. Ela ganhou muitos pontos pela sua dedicação e tradição, geralmente costuma ser no día 28 de dezembro. Recomenda-se que uses ténis leves com alguma aderência, para não escorregar se chover, visto que em alguma parte do percurso tem pedra calçada.
Também podes aproveitar para fazer turismo e ficar para comemorar o final do ano na ilha, um espetáculo inesquecível e digno de ser visto. Toda a ilha  ilumina-se com fogos de artifício.

2. San Silvestre dos Olivais.  
A  prova dos «Olivais» que se realiza no dia 29 de dezembro para aqueles que querem ficar calmos no dia 31. Eu aconselho ser prudentes na primeira metade da corrida, porque há muitas subidas e é melhor guardar forças para a parte final .

3. San Silvestre do Porto.
Outra corrida clássica a não perder se moras ou trabalhas no norte do país é a San Silvestre do «Porto». Há um pouco mais de frio e é conveniente usar roupas mais quentes.  

4. San Silvestre da Amadora.
E, finalmente, para acabar, a mais antiga  das San Silvestres que se realiza na «Amadora», uma cidade humilde de Portugal localizada nos arredores de Lisboa. Para esta corrida eu aconselho uma preparação adequada para não sofreres no baile do fim do ano! Brincadeiras á parte, deves correr regularmente, fazer um pouco de reforço muscular e muita, muita, técnica de corrida para evitar lesões.

Espero que os tenha gostado e desejo-vos um Feliz Natal, e que aproveites cada momento.
Espero-vos no nosso consultório para as dúvidas que podereis ter.