¡BIENVENIDOS A RUNNICS!

Generic selectors
Coincidencias exactas
Busqueda en Titulo
Busqueda en contenido
Busqueda en Entradas
Busqueda en Paginas

11 Ideias de Presente para Mães Runners

O próximo 6 de Maio é um grande dia para todos porque é domingo, assim que a maioria podemos desfrutar de um dia livre para descansar ou fazer o que quisermos.
Mas como é o primeiro domingo de Maio tem valor adicional por ser o Dia da Mãe, com certeza será um dia ainda mais especial para as mulheres, sobretudo para as mães, claramente. Sem dúvida não faltam os presentes dos pequeninos da casa, mas se por acaso algum (sobretudo os maiores) não tem muitas ideias, aqui propomos 11 ideias geniais para presentear as mães runners.
Vamos centrar-nos em mães runners, não importa o nível, mas estão enfocadas às que pratiquem em maior ou menor medida este desporto. Naturalmente, também é perfeitamente extrapolável a qualquer outra mulher ainda que não seja mãe, assim que anotai bem porque é um artigo que pode servir também para os São Valentim, aniversários e outras festas associadas com presentinhos.
Esperamos que possa ser de utilidade!
 

Sapatilhas de Running

Quando falamos de material desportivo para correr sempre reafirmamos que o mais importante são as sapatilhas, assim que vamos começar pelas bases, analisando se a mãe runner tem umas sapatilhas de treino adequadas.  
Que conste que não disse “umas boas sapatilhas” porque as sapatilhas não são boas em si mesmas, depende também de quem as vai utilizar e como as vai utilizar.
Ao ter que individualizar para a pessoa e o uso, as possibilidades na hora de escolher as sapatilhas de running são um pouco menos que infinitas, é um tema que já tentamos delimitar em outros artigos do Blog de Runnics como Os melhores ténis de mulher para correr, assim que vamos fazer agora só umas sugestões com alguns modelos que pensamos vale a pena destacar pela sua versatilidade, preço, desenho…
Se quiseres ter seguridade, umas boas sapatilhas neutras com um amortecimento confortável, rodadoras, amplas, com upper agradável ao toque e molde standard, vão acertar quase com certeza. Há muitas, mas pelas referências que tenho quando recomendo sapatilhas, as New Balance 1080v8 e as Nike Vomero 13 acertam quase sempre.

Se já sabes que precisa de suporte contra a pronação, outra das que coloco muitas vezes na lista de sugestões são as Asics GT-2000 6 porque dão um apoio muito bom no arco, o que as mulheres agradecem, e além disso, nesta sexta versão deram um salto de qualidade incrível.

Para fechar o trio de recomendações, as Saucony Jazz 20, umas sapatilhas que sempre foram um dos melhores exemplos de que não é necessário gastar muitíssimo dinheiro nas sapatilhas, pode-se ter sapatilhas com uma boa relação qualidade/preço tão boas ou melhores que as de gamas altas. Além disso, nesta vigésima versão, não evoluíram, mas foram redesenhadas por completo, com uma aparência que surpreende a todos os que a vem por primeira vez. Isto não faz que percam sua filosofia de serem umas sapatilhas tremendamente polivalentes e que cobrem um perfil muito amplo.

Sapatilhas de Running Rápidas

Sabeis que defendo fortemente ter dois pares de sapatilhas de running e o considero pouco menos que indispensável se competis, ainda que seja a nível popular.
Esse segundo par dependerá muito dos nossos objectivos e podem ser umas sapatilhas mais focadas a conciliar ginásio e running, um segundo par de sapatilhas de treino ou se gostamos de esforçar-nos em series, treinos e competições, por que não umas sapatilhas rápidas (mistas ou voadoras)? Há um tempo elaboramos uma lista com as melhores sapatilhas mistas para correr, mas hoje vou destacar algumas.
Começamos um pouco “moderados”, com umas Mizuno Wave Shadow que estão tendo sucesso desde que foram lançadas em outono-inverno de 2017. Motivos para esse sucesso? Todos os que queirais e mais: drop baixo, equilíbrio entre amortecimento e resposta, forma ampla mas com muito boa sujeição, upper tremendamente agradável ao toque, transpirável… São um “canivete suíço”.

Se quereis alguma coisa mais forte, não tem problema! Por que não umas New Balance 1400v5? Nesta quinta versão conseguiram a quadratura do círculo porque são umas sapatilhas capazes de voar baixo sem que isso signifique a necessidade de uma técnica depurada, ou que não podamos rodar um pouco mais largo com elas. O agarre da sola é brutal, a forma foi um pouco aumentada e já não são tão estreitas na ponta como a versão anterior.

Sapatilhas para Trail running

O trail running é um dos desportos de moda, assim que provavelmente temos uma mãe trail runner, não está mal dar uma olhada nas sapatilhas “com travas” e aí pode ser de utilidade o artigo do blog com As 7 melhores sapatilhas de trail running”.
Não obstante, já sabeis que gosto de fazer sugestões adicionais, e agora mesmo chamou-me bastante a atenção as Nike Wildhorse 4.

Como assim, umas Nike para trail running como primeira sugestão? Pois sim, podeis experimentar e ver por que as mencionei. Pura versatilidade, muita mais da que a maioria das pessoas pensa. Além de ser boas, servem para botar um toque de distinção. Com certeza quando vedes que boas são, deixais de duvidar se Nike sabe fazer umas sapatilhas de trail running ou não.
Contudo, aqui tem para todos e se sois mais puristas e preferis umas sapatilhas de uma marca puramente de trail running, tendes as La Sportiva Akasha, das que só ireis escutar louvores. Com estas sapatilhas podes entrar praticamente em qualquer lugar, com uma confortabilidade enorme e também com uma faixa muito ampla de ritmos, são umas companheiras perfeitas para corridas, sejam curtas ou longas.

Da mesma maneira que as sapatilhas de asfalto, aqui não pode faltar a sugestão de sapatilhas com boa relação qualidade/preço que podem ser uma grandíssima opção se quereis experimentar o trail running ou se precisais umas door to trail, porque o terreno é fácil ou porque tendes uma boa parte de asfalto até vossa zona de incursões.
Aqui entram em jogo as Mizuno Wave Kien 4 que, com um preço muito moderado são capazes de dar serviço a todos os perfis que comentei no parágrafo anterior. Surpreendidas? É certo, prometo.

Meias (de compressão)

As sapatilhas são o mais importante dentro do material de running, mas não podemos esquecer que o que vai dentro delas são nossos pés e que entre eles (pés) e elas (sapatilhas) há uma coisa chamada meia e que muitas vezes ignoramos pensando que com uns de “três pares por cinco euros” do mercado é válido, e não, não e não!
Investi um pouquinho em umas boas meias técnicas, vossos pés estarão agradecidos e ainda que ireis correr igual de rápido ou lento com qualquer um, tereis menos risco de empolas e vossos pés não cozerão.
Além disso, não é preciso gastar muito para ter umas meias do nível das X-Bionic Speed Two, meias de qualidade de uma das melhores marcas de têxtil desportivas que existe.

Contudo, a modo de sugestão “surpresa” porque possivelmente não conheçais a marca e com certeza gostais, tendes as Arch Max Archfit. Tomai nota desta marca especializada em meias, são incríveis e com um preço adequado.

Falar de meias e não mencionar algumas de compressão é delito. Sou um viciado desde tipo de peças, e além disso dos clássicos que viram à vossa mente, proponho que olheis os CEP Compression Pro+ 2.0 porque são dos que fazem estudos “de verdade” para desenhar adequadamente suas peças de compressão.

T-Shirt

Bom, já começamos a construir a casa pela base (pelos pés) e já estamos bem calçadas e com umas boas meias, assim que é o momento de vestir-se.
Igual que acontece com as meias, correr, pode-se correr com qualquer t-shirt, porém vale muitíssimo a pena inverter um pouquinho em ter um têxtil mais ou menos decente porque melhora o conforto, transpirabilidade, diminui o risco de fricção e muitas vezes leva tratamento antiodores.
Não é preciso o mais caro que, ainda mais, não sempre é o melhor mas também podeis olhas coisas como as que propomos seguidamente.
Se gostas de ir com o mínimo, mostrando os ombros, aproveitar para ficar bronzeada agora que já começa o solzinho, as camisetas de alças são para ti. É complicado recomendar porque cada uma tem umas preferências pessoais e outras, pela vossa fisionomia não todas as t-shirts são igual de confortáveis. 
Contudo, dai uma olhada na Asics FuzeX porque as pessoas costumam gostar bastante ou, se quereis alguma coisa um pouco mais colada e com bolsos, na secção de triatlo podeis ver a Compressport TR3 Aero que também funciona muito bem.

Se gostais mais de manga curta, bem porque correis quando faz um pouco mais de fresco ou simplesmente porque preferis ir mais cobertas, umas Adidas D2M Solid vão permitir ir coberta mas fresca, com uma camiseta muito ligeira (e com estilo, por certo).

Abaixo da t-shirt vai ser preciso usar um sutiã que, em alguns casos, pode ser suficiente se é tipo top, mas é uma peça extremadamente completa para comprar, se bem é preferível experimentá-la, mas só por isso não vamos excluí-la desta lista.
Porém, como é uma peça na que normalmente não prestamos muita atenção na hora de comprar roupa desportiva e que muitas esquecem, quero fazer uma menção explícita. Ainda que não tenho experiencia demonstrável neste tipo de roupa, as referências que tenho do Nike Pro Rival Fade são muito boas.

Calças ou Leggings Curtas

Para a parte de abaixo da roupa, gostais mais de calça, leggings ou os dois?
Não podemos concordar e como não há um critério objectivo que permita determinar qual das duas peças é melhor, vamos dar duas sugestões, uma de cada tipo e cada uma pode usar o que prefira.
Para as que prefiram calça curta ou short, dai uma olhada nos New Balance Short 5 que tem a particularidade de que o elástico da cintura é amplo para que não fique apertado de mais, além de ser frescos e confortáveis.

Se, pelo contrário, gostais mais de leggings, as Gore Wear R3 são um pouco largas para não subirem, e com bolsos para levar as chaves ou o telefone.

Bonés

O boné é um desses acessórios que muitas vezes utilizamos só por moda, mas seus inícios como vestimenta realmente útil para proteger-nos do sol e inclusive da chuva graças às viseiras que evitam que caia agua nos olhos.
Os bonés tipo trucker estão na moda, mas não gosto de usá-los para correr, assim que não vou recomendá-las. Ao contrário do que aconteceu com as de tipo ciclista que comecei sem gostar e depois de experimentar as Buff Pack Run Cap, que são umas desse estilo adaptadas ao running, teve que rectificar.
Em Buff têm ums bonés BUFF® Pack Run Cap ligeiras, pequenas… E muito bonitas!

Ligeiras, dobráveis, frescas, transpiráveis e como tudo de BUFF®, com desenhos muito acertados, muito úteis, sobretudo para quem gosta do trail running, já que podes meter o boné em qualquer lugar quando não for preciso.

Pulsómetro

Uma vez passada a línea do têxtil, entrados no mundo dos acessórios, não pode faltar um bom dispositivo electrónico desportivo, conhecidos como pulsómetros GPS.
Há um milhar de opções, vão a um ritmo vertiginoso e é impossível recomendar um se não sabemos como se vão usar, qual vai ser a função mais importante e qual é o pressuposto agora mesmo. Funcionam muito bem as recomendações desses modelos.
Para os que querem uma coisa mais prática, o melhor é um “gama média”, completo e que faz de tudo, com certeza oferece mais do que podemos ou sabemos utilizar. Para os que gostem do ginásio e de personalizar treinos e coisas assim, recomendamos o Polar M430. Tem GPS, pulso, acompanhamento da actividade diária, rotas, redes sociais… E com preço bastante moderado.

Se sois mais geeks dos dados, fazeis triatlo e andais com potenciómetros, ou quereis uma coisa de qualidade máxima, vosso pulsómetro chama-se Garmin Forerunner 920XT HRM, possivelmente o melhor que existe agora mesmo. É complicado dizer coisas desfavoráveis deste monstro que tem de tudo.

Frontal

O frontal é um dos acessórios que pouca gente lembre e que possivelmente só vejamos em um kit de acessórios dos que treinam tardiamente ou participam em ultras. Contudo, quando tens um é fácil reconhecer a utilidade que pode ter.
Neste caso optamos por sugerir um que pode ser útil para todos, tanto para quem já tem como quem queira ter um relativamente básico, que da pouquinha luz mas dura muito, assim que pode ser útil como frontal de reposto.
O Led Lenser Neo é suficiente se estás pensando em utilizá-lo para uma ultra de montanha técnica porque tem uma potência máxima de 90 lúmenes, porém como reposto, para usá-lo à noite em recorridos perto da cidade que ajude a ver e, sobretudo, a ser visto, funciona muito bem. Além disso, sua autonomia é genial, é pequeno, ligeiro e barato, assim que não há desculpa para não ter-lho.

Mochila / Colete Hidratação

As mochilas e coletes de hidratação são só para os montanheiros e os ultreiros… Não! Também são muito úteis para quando passas um calor e uma sede horríveis.
Ainda que não tenhas sentido isso, se ainda pensas o que falamos acima é porque não tens experimentado uma mochila como a Salomon S-Lab Sense Ultra 5 Set, quase tão confortável como uma t-shirt e com uma capacidade de carga enorme.

É uma das mochilas que mais podemos ver em competições, tanto curtas como largas. Ainda que não compitais, se sois dos que vão para os lugares correndo (p. ex. o ginásio), ou normalmente correis em corridas longas, ainda que sejam por asfalto, experimentá-las. É uma das melhores inversões que podeis fazer, com certeza vais a encontrar um uso para ela

Mochila de desporto

Para fechar esta lista das onze sugestões, não podemos menos que colocar uma mochila, não uma de running mas uma mochila de toda a vida para meter dentro as sapatilhas, a t-shirt, as leggings, o kit de sapatilhas e o resto de coisinhas para ir onde for preciso.
Este é outro acessório no que não investimos habitualmente porque pensamos que é suficiente com qualquer coisa. Mas o dia que temos nossa primeira mochila “de verdade” já não há volta atrás porque já não vamos poder viver sem esse milhas de bolsos, alguns deles específicos para roupa suada ou molhada, tecido resiste ao atrito, zíper que abre-se completamente e deixa uma grande abertura para manipular o conteúdo do interior…
É complicado recomendar uma em concreto porque depende muito de quanto e como vamos utilizá-la, mas a Estpak Compact funciona bastante bem, é bonita, não excessivamente cara, aguenta a fricção…

Gostastes da lista? Pensais que falta alguma categoria?
Boa sorte com o presente ou auto-presente para a mãe runner agraciada!

Dejar un comentario

9 comentarios en “11 Ideias de Presente para Mães Runners”

Generic selectors
Coincidencias exactas
Busqueda en Titulo
Busqueda en contenido
Busqueda en Entradas
Busqueda en Paginas